01/06/2010

CIRCO ESTANER, UM GRANDE PERQUENO CIRCO



Entre novembro de 2005 e janeiro de 2006, entre Capim Grosso e Senhor do Bomfim, passando pelas cidades de Ponto Novo e Filadélfia, a fotógrafa Flávia Bomfim acompanhou e fotografou o cotidiano do Circo Estaner, no picadeiro e fora dele.

A relação que começa como espectadora, com o tempo vai se transformando em algo mais próximo, e assim a fotógrafa pôde participar do dia a dia dessa família circense registrando momentos que representam a rotina de uma pequena trupe circense, composta majoritariamente por membros de uma mesma família.

A idéia de construir uma narrativa sobre a realidade do circo no interior da Bahia foi provocada pela simplicidade e pela graça desse circo, pelas histórias dos lugares por onde passaram, que marcam o cotidiano de quem faz e mantém viva essa arte milenar. No entanto ao lado da graça, as imagens mostram também a precariedade e a dificuldade dos pequenos circos que ainda vagam e resistem pelo interior da Bahia e do Brasil.

A magia e a realidade do circo serão mostrada satravés de 25 imagens coloridas. Acompanhando o lançamento da exposição será apresentado um pequeno livro com as fotografias que integram o trabalho. Essa exposição é o fragmento de um projeto em andamento, que objetiva mostrar e discutir de forma mais ampla a situação dos pequenos circos famílias.

A exposição “Circo Estaner, um pequeno grande circo” é o resultado da itinerância com o Circo Estaner por essas cidades do sertão baiano, Flávia nos mostra que além de todo modismo da arte circense nas capitais, ao contrário de toda a visibilidade dos grandes e poucos Circos, e seus espetáculos grandiosos, a genuína e simples arte circense, essa que marcou a vida de muitas gerações mundo afora, persiste, mas sobretudo, reclama atenção e apoio. Assim, o trabalho fotográfico de Flávia Bomfim reúne e sintetiza o papel da arte de fotografar, comunicando e propondo algo diferente, ou seja, resgatar a atenção do olhar para aquilo que é parte da nossa história e que não deve sucumbir.

Exposição: CIRCO ESTANER – Um Grande Pequeno Circo

Onde: Galeria Pierre Verger- Rua General Labatut, 27 Barris – Salvador

Quando: Abertura, 06/05 (quinta-feira) às 20h

Visitação: 07/05 a 06 /06; seg a sex das 9h às 21h - fim de semana/feriado 16h às 21h

Realização: FUNCEB / Movimento Continuo

Apoio: Multi – Planejamento Cultural

Contato: (71) 92 29 39 76


3 comentários:

  1. Parabéns pelo projeto muito bom,gosto muito de circo,mas veijo o circo ser muito pouco valorizado no paiz pois o circo representa muito a cultura,muita coisa e ligada ao circo...Aproveitando voce poderia me informar qual foi o programa que usou para fazer o letreiro de seu log..se puder me responder me email e branco_quim@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Faço parte de um projeto de arte circense de Arraial D'Ajuda, Porto Seguro. Como esses artistas, nós tambem encontramos muitas dificuldades em empreender mais esforços em um terreno pouco valorizado como o circo.Mas o amor a essa arte, nos faz penar.
    Minha esperança: Que politicas públicas incluam o circo, num programa sério de recuperação social e incentivo à formaação técnica de novos artistas, indo as comunidades mais carentes oferecer esse caminho, para que não só o futebol ou as danças apelativas, regadas a funk, sejam a única esperança de futuro melhor para essa população.
    Cristiame Ferreira.
    email: cristiamcal@hotmail.com

    ResponderExcluir